Autoclave Gravitacional
Tanda Color

Biossegurança eficiente, prática e confiável para o dia a dia clínico

Esterilização segura, com agilidade e controle

A Autoclave Tanda Color foi desenvolvida para clínicas que buscam biossegurança confiável, ciclos rápidos e operação simples, sem abrir mão da qualidade construtiva que é padrão Woson.

Compacta, eficiente e com excelente desempenho, a Tanda Color é a solução ideal para consultórios odontológicos, clínicas e ambientes de saúde que necessitam de esterilização diária com controle e segurança.

Eficiência que acompanha a rotina clínica

Projetada para otimizar tempo e garantir segurança em cada ciclo, a Tanda Color entrega um processo de esterilização claro, confiável e validado.

Facilitando o dia a dia da CME e reduzindo riscos operacionais.

Construção robusta, feita para durar

Como todo equipamento Woson, a Tanda Color se destaca pela qualidade construtiva:

VAMOS CONVERSAR?

peça a sua agora mesmo!

Cadeira

Painel com LEDs indicativos que favorecem a seleção de funções e operação.

Sua leitura vertical identifica temperatura, pressão, tempo, secagem, sistema aberto ou fechado e fim de ciclo.

Processo de esterilização realizado sob quaisquer altitudes, dispensando dispositivos de ajustes manuais ou automáticos comuns na geração anterior.

Sistema com 3 pulsos de desaeração antes da fase de esterilização e 01 pulso depois da esterilização para início da secagem automática com porta fechada.

Depois da fase de esterilização, inicia-se a secagem automaticamente, com porta fechada e sem ação humana.

Sensor de temperatura PT1000 e sensor de pressão eletrônico que, sincronizados, resultam em precisão no processo de esterilização, ganho de tempo e produtividade.

Abastecida com água destilada diretamente na câmara de inox submergindo a resistência.

Equipada com anel-resistência que envolve a câmara de inox e otimiza o processo de secagem com porta fechada.

Câmara de aço inox 304 AISI, sem emendas, em peça única, vida útil longa e fácil higienização.

Câmara interna revestida com lã térmica que isola e protegem os componentes internos.

Tempo de secagem pré-estabelecido de 40’, personalizável manualmente entre 20’ e 60’.

Porta de aço 304 AISI com acabamento espelhado dotada de trava frontal com dois estágios de segurança.

Bandejas aramadas de aço inox que permitem a circulação de ar e vapor e favorecem tanto o processo de esterilização como o de secagem.

Garantia de fábrica de 2 anos total e 10 anos na câmara de aço Inox.

Especificações:

  • Voltagem: 220V
  • Frequência: 50/60Hz
  • Potência: 1.700W
  • Variação de pressão: 0,0kPa a 230kPa
  • Temperatura de esterilização: 121°C e 134°C
  • Tempo de esterilização: de 5’ a 20’
  • Tempo de secagem pré-programado: 40’
  • Tempo de secagem personalizável: de 20’ a 60’.
  • Secagem com porta fechada: automática.
  • Capacidade da câmara de inox: 18 e 23 litros
  • Dimensões da câmara: 200 x 360 mm; 245 x 352 mm; 245 x 450 mm
  • Dimensões externas: 540 x 370 x 360mm; 660 x 525 x 495mm; 770 x 530 x 495mm
  • Dimensões embalagem: 700 x 580 x 510mm; 700 x 580 x 510mm; 810 x 580 x 510 mm
  • Consumo de água por ciclo: 400 ml (18 litros) e 600 ml (23 litros)
  • Ruído: <50dB
  • Anvisa: 81663390004

Como é o bom funcionamento da Autoclave Tanda Color?

Tem a ver com suas instalações: fiação adequada (fio 4mm), tomada e disjuntor dedicados e bem dimensionados, bancada no nível, ventilação no entorno da máquina e tensão elétrica estabilizada.

Há duas categorias de autoclaves: as gravitacionais, que operam com água envolvendo resistência dentro da câmara, e as pré-vácuo, que operam com injeção de vapor e bomba de vácuo.

A Tanda Color está na categoria das gravitacionais Classe N, indicadas para materiais sólidos embalados ou desembalados, que pedem cuidados específicos no acondicionamento da carga a esterilizar.

Nossas dicas práticas de esterilização com base nos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), da Resolução RDC 15, da ANVISA:

Fazer pré-lavagem do material contaminado, imediatamente depois do uso clínico. Quanto menor o tempo entre o uso clínico e a pre-lavagem, mais eficiente será sua limpeza.

Depois da pré-lavagem, proceder à lavagem mecânica com detergentes e instrumentos adequados para este fim e água abundante em cuba profunda.

Recomenda-se fazer lavagem ultrassônica dos instrumentais, imersos em água com aquecimento e detergentes enzimáticos, para potencializar sua limpeza profunda.

A limpeza ultrassônica atua nos pontos onde a lavagem mecânica não alcança. Há grandes benefícios adicionais da lavagem ultrassônica como favorecimento da esterilização (sabe-se que material sujo não é esterilizável), minimização dos riscos de manchas e danos nos cortes, aumento da vida útil de instrumentais, redução de acidentes com perfurocortantes e ganho de tempo de mão de obra especializada. Não reutilizar o liquido enzimático.

Fazer enxágue do instrumental depois do processo ultrassônico e secagem, inclusive nos pontos de difícil acesso, com jato de ar (pistola) isento de óleo.

Se a secagem for feita com tecido, cuidar para que não solte fiapo e fibras. Estes mancham instrumentais durante o processo de secagem no final do ciclo de autoclavagem.

Fazer inspeção visual com lupa de aumento de pelo menos 8 vezes. Se detectadas sujidades, repetir as etapas acima.

No empacotamento, utilizar barreiras adequadas – a mais utilizada é papel grau cirúrgico – e seladoras com qualidade comprovada de solda (aderência do papel ao plástico) para evitar abertura (descolamento) de pacotes durante o processo de esterilização em autoclaves. Nossa recomendação são selagens com faixa de aderência de 12mm, conforme o padrão europeu.

Não exagerar no tamanho do pacote para não dificultar o seu acondicionamento na bandeja e sua esterilização.

Não exagerar na quantidade de instrumentos dentro do pacote para não forçar e nem romper as soldas durante o processamento e nem exagerar na quantidade de pacotes dentro da câmara de inox.

Considerar que as cargas embaladas aumentam de volume durante o processo de esterilização e, quando muito carregado o espaço interno da câmara de inox, o processo de esterilização fica prejudicado.

A técnica de acondicionamento dos pacotes dentro das bandejas é importante para favorecer ou prejudicar o processo de esterilização, bem como o processo de secagem no final de ciclo.

Lembrar que as autoclaves gravitacionais, diferentemente das autoclaves a vácuo, dependem dos espaços laterais livres dentro da câmara de inox, e entre pacotes, para circulação de vapor e secagem no final do ciclo.

Não misturar, no mesmo ciclo, materiais que exijam temperatura, pressão e tempo diferentes: plástico com plástico, metal com metal, por exemplo.

No momento de selecionar o programa de esterilização, atentar para as instruções do fabricante do material a ser esterilizado, se 121°C ou 134°C. A seleção correta é importante para obter esterilização eficiente e evitar danos no material esterilizado.

Colocar a Tanda Color em funcionamento e aguardar o final do ciclo completo.

Abrir a porta, retirar o material e colocar em uso imediato ou armazenar em local seco, fresco e arejado.

Recomendamos a leitura atenta da Resolução RDC 15, cujos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) bem orientam sobre circulação de material e sua armazenagem depois de esterilizado.

Só utilizar água destilada com grau de pureza superior a 92%, sob pena de o sensor eletrônico de pureza da água destilada, localizado no reservatório, atuar e abortar o processo.

A utilização de água purificada por osmose reversa é altamente recomendável por ser superior até mesmo às águas destiladas de alta qualidade.

Monitorar a qualidade de esterilização em autoclaves com indicadores químicos e biológicos.

O indicador químico mais recomendado é o Classe 5 (ver ISO 11.140:1995). Consultar a Anvisa sobre indicadores químicos é recomendável.

O indicador biológico deve ser utilizado semanalmente em clínica geral, diariamente em implantodontia e sempre após a manutenção da autoclave, antes de colocar em uso.

Ficar atento às recomendações da VS-Vigilância Sanitária de sua cidade.

Conhecer todas as etapas de um processo de esterilização é importante para o usuário saber mais a respeito de seu produto.

A Autoclave Tanda Color é um produto de Classe N Gravitacional, conforme a Norma Internacional EN13060:14.

De forma bem sucinta, o processo de esterilização gravitacional passa por 6 etapas: acondicionamento e pré-aquecimento, aquecimento, esterilização, despressurização, secagem e fim de ciclo.

Saiba Mais

A acondicionamento e pré-aquecimento
O equipamento pré-aquece a câmara de inox e transmite calor à carga empacotada, antes de atingir o ponto de pressurização. Ao iniciar o pré-aquecimento, retira simultaneamente o ar contido na câmara e na carga. A retirada das bolhas de ar se dá através das etapas de despressurização, antes do processo de saturação, base para uma qualificada esterilização, porque, lembremos, “onde houver bolhas de ar não haverá esterilização!”

Aquecimento
Ocorre através de uma resistência imersa na água destilada no interior da câmara de inox. Ao atingir o ponto de ebulição, inicia-se a geração vapor saturado e sua pressão dentro da câmara de inox sobe. O aquecimento procura atingir a temperatura selecionada, +121°C ou +134°C, dependendo da seleção do usuário no painel da autoclave.

Esterilização
Três parâmetros essenciais do processo entram em ação, dentro da câmara de inox: o tempo, a temperatura e a pressão. Ao atingir o patamar de esterilização – temperatura de 121°C e pressão de 110 kPa – o processo de esterilização se realiza em 20 minutos. Ou em 5 minutos, quando atinge temperatura de 134°C e pressão de 210 kPa.

Despressurização
Ocorre após o término da esterilização. A pressão positiva dentro da câmara de inox é aliviada, o vapor saturado é retirado e o processo de secagem da carga é iniciado.

Secagem
Encerrada a despressurização, inicia-se o processo de retirada da umidade residual na carga empacotada. Este é um ponto crucial no ciclo de esterilização, porque “pacote úmido é pacote contaminado”. Autoclaves que secam com porta fechada são mais eficazes. A regra é: secar ou secar!

Fim do ciclo
Terminada a secagem com porta fechada, abre-se minimamente a porta e se aguardam entre 3 e 5 minutos antes da manipulação das cargas. Quando este processo se dá com porta aberta, a secagem é por inércia ou calor residual e normalmente não corre a secagem ideal do instrumental embalado. Atentar para os procedimentos orientados pelo fabricante, antes da retirada do material estéril.

Garantia total de fábrica

Conforme termos consignados no Certificado de Garantia do produto, por um período de 24 (vinte e quatro) meses contados a partir da emissão da Nota Fiscal pela Matriz ou pelo Distribuidor ou Representante Autorizado Woson ao consumidor final.

Garantia especial de fábrica

Estendida apenas para a câmara de inox por um período de 120 (cento e vinte) meses contados a partir da emissão da Nota Fiscal pela Matriz ou pelo Distribuidor ou Representante Autorizado Woson ao consumidor final, incluindo os 24 meses da garantia total.